workimg

Samsung usa realidade virtual para ajudar usuários a superarem timidez

App integra o #BeFearless, que foca na tecnologia como acelerador do potencial humano. Ferramenta visa ajudar suários a superarem medo de falar em público

A Samsung lançou um aplicativo que recorre à realidade virtual para poder ajudar usuários tímidos a superarem certas fobias, como falar em público, algo que pode vir a atrapalhar entrevistas de emprego.

Parte da campanha global Launching People, o programa #BeFearless quer usar tecnologia como acelerador do potencial humano. O app conta com o módulo “Medo de Falar em Público”, disponível em três versões – uma delas conta com exercícios desenvolvidos para o universo profissional, que inclui entrevistas de emprego.

Por meio do headset de realidade virtual da companhia, o Gear VR, o programa de treinamento visa diminuir a ansiedade enquanto a pessoa estiver interagindo com uma audiência mais ampla.

Ao usar o aplicativo, a linguagem corporal e a autoconfiança são alguns dos focos trabalhados. O usuário pode responder a perguntas e receber feedback do entrevistador com base no tom de voz e no batimento cardíaco. Se ele estiver distraído ou responder negativamente, quer dizer que a pessoa está com alto nível de tensão, logo precisará treinar mais e repetir a fase.

É possível ainda conferir o resultado depois de cada sessão realizada. Os índices de desempenho são personalizados, baseados no contato visual, volume da voz, frequência cardíaca e autoavaliação. .

Para se beneficiar do aplicativo, o usuário precisará além do Gear VR, de um fone de ouvido com microfone. O smartwatch Samsung Gear S também pode ser usado para medir frequência cardíaca durante todo o processo e o Gear IconX, fone de ouvido sem fio, tornará o som ainda mais próximo à realidade.

“O #BeFearless foi criado para incentivar as pessoas a desafiarem barreiras com a ajuda da tecnologia. É importante ressaltar que a realidade virtual é uma ferramenta de apoio, um complemento ao tratamento para superação de medos e fobias. O acompanhamento médico e terapêutico é fundamental na resolução de qualquer questão relacionada à saúde”, reforça Andrea Mello, Diretora de Marketing Corporativo e Consumer Electronics da Samsung Brasil..