workimg

MIT cria Wi-Fi mais veloz e com maior alcance do a que atual

São Paulo – Cientistas do MIT criaram um dispositivo que poderá aliviar o tráfego de redes sem fio. Chamado de MegaMIMO 2.0, o sistema transfere dados via Wi-Fi com uma velocidade três vezes maior e com o dobro de alcance de sinal do que as redes sem fio tradicionais, segundo os pesquisadores.

A solução criada pelo MIT pode salvar o funcionamento da internet sem fio em grandes eventos e em locais de grande circulação, como aeroportos e centros de convenção. Geralmente, as redes desse tipo de lugares não conseguem suportar o grande número de pessoas conectadas e, por isso, a internet perde velocidade – isso, quando ela funciona.

Esse problema é chamado pela indústria de “crise de espectro”. A explicação disso é simples: com a grande quantidade de smartphones e tablets conectados à internet sem fio, menor é o espaço compartilhado por eles nas redes (uma comparação boa é imaginar que a rede é uma estrada congestionada pelo excesso de carros). Como consequência disso, a velocidade da internet diminui.

Para que isso seja solucionado, os cientistas do MIT basearam o MegaMIMO 2.0 em uma tecnologia utilizada pela maioria dos dispositivos sem fio do mercado: o MIMO. Ele permite que os aparelhos recebam múltiplos sinais de vários transmissores. Como esse sistema gera congestionamentos de rede, os pesquisadores o atualizaram.

O resultado disso é o MegaMIMO 2.0. A partir de um algoritmo criado pelos pesquisadores, o sistema coordena múltiplos pontos de acesso, ao mesmo tempo, com cada transferência de dados na mesma frequência. Essa medida, de acordo com os cientistas, não cria interferência.

“No mundo sem fio de hoje, você não pode resolver a crise de espectro, jogando mais transmissores no problema, porque todos eles ainda estarão interferindo uns com os outros”, disse o pesquisador Ezzeldin Hamed, em um comunicado. "Todo os pontos de acesso devem trabalhar uns com os outros ao mesmo tempo para o uso eficiente do espectro disponível.”

Durante os testes, o sistema foi capaz de aumentar a velocidade de transferência de dados de quatro laptops conectados à mesma rede sem fio em 330%, segundo o MIT. Os pesquisadores acreditam que a tecnologia também poderá ser aplicada em redes de telefonia móvel.

O vídeo (em inglês) abaixo explica como o MegaMIMO 2.0 funciona: